TEMPLO SHOBOJI

Peregrinação

Peregrinação ao Templo Principal Taisekiji

Na Nichiren Shoshu, denomina-se tozan a peregrinação ao Templo Principal Taisekiji, no Japão.

No Taisekiji, encontra-se devidamente preservado o Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original – a entidade de Nichiren Daishonin. Além disso, no Templo Principal se encontra o Reverendíssimo Soberano da Lei que possui a Pulsação Vital da Lei transmitida desde Nichiren Daishonin. Portanto, o Templo Principal Taisekiji é a terra sagrada onde o budismo de Nichiren Daishonin em sua íntegra, como o seu espírito, se encontram preservados ininterruptamente.

O Templo Principal concede aos adeptos a permissão para reverenciarem reservadamente o Dai-Gohonzon. Isso é denominado “naihai”, também conhecido como “abertura dos portais (gokaihi)”, pois nessa ocasião abres-se o oratório (ozushi) do Dai-Gohonzon.

Nichiren Daishonin ensina:

O pássaro que se aproxima do Monte Sumeru tornar-se-á dourado.
                           Sobre os Oferecimentso para o Objeto de Devoção (Honzon Kuyo Gosho)

Dessa forma, realizar a peregrinação ao Taisekiji e encontrar-se com o Dai-Gohonzon proporciona a extinção das causas negativas, a concretização dos desejos, e nos permite trilhar o grande caminho da iluminação.

À época de Nichiren Daishonin, havia pessoas como Nichimyo Shonin que, vinda de Kamakura, foi visitar Nichiren Daishonin em Sado, levando com ela o seu filho pequeno; e Abutsu-bo que, mesmo com idade avançada, da distante Sado visitou Nichiren Daishonin em Minobu.

Da mesma forma, nós devemos procurar realizar a peregrinação, enfrentando e superando as mais diversas dificuldades, possuindo um coração que se completa coma devoção à Nichiren Daishonin.

Para realizar a peregrinação ao Templo Principal e ter a oportunidade de participar da “abertura dos portais (gokaihi)” é imprescindível a carta de recomendação do Sacerdote Prior do templo ao qual está filiado.