TEMPLO SHOBOJI

A prática da FÉ para alcançar a FELICIDADE

A prática da FÉ para alcançar a FELICIDADE

Para trilhar uma vida de felicidade

Colocando a fé correta em prática, conseguimos desenvolver uma força vital resistente, capaz de enfrentar e superar quaisquer sofrimentos e dificuldades, além da natureza humana repleta de profunda sabedoria e benevolência. E assim, estabeleceremos uma condição de vida de felicidade absoluta e inabalável.

A felicidade passará do plano individual para o familiar e às pessoas ao redor, atingindo a sociedade como um todo.

Viver o dia de hoje com base na fé correta, é como navegar em navio dotado de bússola. Avançarmos corretamente rumo à felicidade, que é o nosso objetivo.

Em prol da concretização da propagação irrestrita da Lei (kosen-rufu)

Nós almejamos estabelecer a condição de vida de felicidade e a paz na sociedade com o Budismo correto de Nichiren Daishonin.

Nichiren Daishonin revelou o ensino do “Nam-Myoho-Rengue-Kyo” para propiciar a felicidade a todas as pessoas. E assim, delegou a seus discípulos para que estabelecessem a paz no seu verdadeiro sentido, propagando este Budismo. A realização desse legado é denominada de “Kosen-rufu” (propagação irrestrita da Lei).

A nossa Iluminação se concretiza na medida em que dedicarmos à prática da fé e ao shakubuku, com vistas a esse objetivo.

Servir ao Gohonzon

Nichiren Daishonin revela sobre o Gohonzon da seguinte forma:
“Eu, Nichiren, inscrevi a minha vida com sumi, assim creia com toda sua fé.” (Resposta a Kyo-o, pág. 685)

Gohonzon é vida e própria entidade do Buda Original Nichiren Daishonin. Portanto, é importante servirmos ao Gohonzon como se servíssemos a Nichiren Daishonin em pessoa.

Além disso, o oratório, onde será consagrado o Gohonzon, deve ficar em local apropriado e mantê-lo sempre limpo e diariamente trocar a água do shikimi, oferecer água ao Gohonzon e acender vela e incenso.

Tudo isso é oferecimento ao Gohonzon, cuja ação resulta em acúmulo de virtudes e da raiz do bem por aqueles que o realizam.

Vamos nos dedicar à prática da fé para si e para os outros!

Nichiren Daishonin ensina a “prática da fé para si e para os outros”.

A prática para si se refere aos exercícios como o gongyo e a recitação do daimoku. O gongyo e a recitação do daimoku são fonte para estabelecer uma vida feliz e abrir um futuro repleto de esperanças. Vamos realizá-los, sem falta, todos os dias.

A prática para os outros é ensinar às pessoas que desconhecem o ensino de Nichiren ?Daishonin, áquea a causa da infelicidade está nas religiões errôneas (calúnia à Lei), e incentivá-las a se converterem à Nichiren Shoshu. A prática para os outros é denominada de “shakubuku”.

As práticas para si e para os outros são a base fundamental dos exercícios ascéticos. Ao realizar as duas, podemos obter o grande benefício denominado Iluminação.

Peregrinação ao Templo Principal e a visita ao templo são a base dos exercícios do caminho do Buda!

Na Nichiren Shoshu, denominamos de “tozan”, a peregrinação ao Templo Principal Taisekiji.

No Taisekiji encontra-se consagrado o Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original. É a terra sagrada, primordial do Budismo, onde a Pulsação Vital da Lei de Nichiren Daishonin é preservada. Vamos realizar a peregrinação ao Templo Principal e orar para o Dai-Gohonzon pela extinção das causas negativas, realização da grande aspiração de Nichiren Daishonin e pela concretização da paz mundial.

O templo ao qual estamos filiados é um “templo filial” do Taisekiji, Os templos filiais são preciosos castelos da Lei para o avanço da propagação irrestrita da Lei (Kosen rufu) e academia da Lei dotadas dos Três Tesouros: Buda, Lei e Sacerdote.

É importante que mantenhamos com firmeza a fé absoluta no Dai-Gohonzon, que é a essência do Budismo, e nos dediquemos à prática, realiando a peregrinação ao Templo Principal e visitação ao templo ao qual estamos filiados para recebermos as orientações do sacerdote prior.

Oferecimentos (Gokuyo)

Oferecimento (gokuyo) refere-se ao ato de realizar a oferenda em espécie ou em objetos, em retribuição pelas dívidas de gratidão aos Três Tesouros: Buda, Lei e Sacerdote. Esses oferecimentos são importantes para proteção e manutenção do Templo Principal, crescimento dos templos filiais e promoção da propagação irrestrita da Lei (kosen-rufu).

Nichiren Daishonin revela:

“Os mortais comuns tornam-se Budas quando compreendem o ideograma intenção”. (Sobre Uma Saca de Arroz, pág. 1644)

Assim, Nichiren Daishonin nos ensina que os oferecimentos realizados com intenção pura e sincera, são a base para nós, mortais comuns, atingirmos a Iluminação.

Vamos nos dedicar a realizar os oferecimentos de puro coração, em prol da prosperidade e avanço da Verdadeira Lei e também para que possamos acumular virtudes.

Estudo do Budismo

Nós nos baseamos nas escrituras, para o aprendizado do ensino de Nichiren Daishonin.

As escrituras referem-se às doutrinas e às cartas escritas por Nichiren Daishonin, dirigidas aos discípulos e adeptos.

O conteúdo das escrituras é muito amplo e de difícil compreensão. Vamos aprender corretamente o Budismo de Nichiren Daishonin, participando efetivamente das atividades do templo, como na Cerimônia de Oko – em retribuição pelas dívidas de gratidão e nas reuniões de estudo.

Aprofundando-se no estudo do Budismo, não serão atingidos mesmo que se deparem com más relações e poderão incorporar o conhecimento necessário para o shakubuku.

A prática da FÉ para alcançar a FELICIDADE

Em prol da concretização da propagação irrestrita da Lei (kosen-rufu)

Nós almejamos estabelecer a condição de vida de felicidade e a paz na sociedade com o Budismo correto de Nichiren Daishonin.
Nichiren Daishonin revelou o ensino do “Nam-Myoho-Rengue-Kyo” para propiciar a felicidade a todas as pessoas. E assim, delegou a seus discípulos para que estabelecessem a paz no seu verdadeiro sentido, propagando este Budismo. A realização desse legado é denominada de “Kosen-rufu” (propagação irrestrita da Lei).
A nossa Iluminação se concretiza na medida em que dedicarmos à prática da fé e ao shakubuku, com vistas a esse objetivo.

Servir ao Gohonzon

Nichiren Daishonin revela sobre o Gohonzon da seguinte forma:
“Eu, Nichiren, inscrevi a minha vida com sumi, assim creia com toda sua fé.” (Resposta a Kyo-o, pág. 685)
Gohonzon é vida e própria entidade do Buda Original Nichiren Daishonin. Portanto, é importante servirmos ao Gohonzon como se servíssemos a Nichiren Daishonin em pessoa.
Além disso, o oratório, onde será consagrado o Gohonzon, deve ficar em local apropriado e mantê-lo sempre limpo e diariamente trocar a água do shikimi, oferecer água ao Gohonzon e acender vela e incenso.
Tudo isso é oferecimento ao Gohonzon, cuja ação resulta em acúmulo de virtudes e da raiz do bem por aqueles que o realizam.

Vamos nos dedicar à prática da fé para si e para os outros!

Nichiren Daishonin ensina a “prática da fé para si e para os outros”.
A prática para si se refere aos exercícios como o gongyo e a recitação do daimoku. O gongyo e a recitação do daimoku são fonte para estabelecer uma vida feliz e abrir um futuro repleto de esperanças. Vamos realizá-los, sem falta, todos os dias.
A prática para os outros é ensinar às pessoas que desconhecem o ensino de Nichiren ?Daishonin, áquea a causa da infelicidade está nas religiões errôneas (calúnia à Lei), e incentivá-las a se converterem à Nichiren Shoshu. A prática para os outros é denominada de “shakubuku”.
As práticas para si e para os outros são a base fundamental dos exercícios ascéticos. Ao realizar as duas, podemos obter o grande benefício denominado Iluminação.

Peregrinação ao Templo Principal e a visita ao templo são a base dos exercícios do caminho do Buda!

Na Nichiren Shoshu, denominamos de “tozan”, a peregrinação ao Templo Principal Taisekiji.
No Taisekiji encontra-se consagrado o Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original. É a terra sagrada, primordial do Budismo, onde a Pulsação Vital da Lei de Nichiren Daishonin é preservada. Vamos realizar a peregrinação ao Templo Principal e orar para o Dai-Gohonzon pela extinção das causas negativas, realização da grande aspiração de Nichiren Daishonin e pela concretização da paz mundial.
O templo ao qual estamos filiados é um “templo filial” do Taisekiji, Os templos filiais são preciosos castelos da Lei para o avanço da propagação irrestrita da Lei (Kosen rufu) e academia da Lei dotadas dos Três Tesouros: Buda, Lei e Sacerdote.
É importante que mantenhamos com firmeza a fé absoluta no Dai-Gohonzon, que é a essência do Budismo, e nos dediquemos à prática, realiando a peregrinação ao Templo Principal e visitação ao templo ao qual estamos filiados para recebermos as orientações do sacerdote prior.

Oferecimentos (Gokuyo)

Oferecimento (gokuyo) refere-se ao ato de realizar a oferenda em espécie ou em objetos, em retribuição pelas dívidas de gratidão aos Três Tesouros: Buda, Lei e Sacerdote. Esses oferecimentos são importantes para proteção e manutenção do Templo Principal, crescimento dos templos filiais e promoção da propagação irrestrita da Lei (kosen-rufu).
Nichiren Daishonin revela:
“Os mortais comuns tornam-se Budas quando compreendem o ideograma intenção”. (Sobre Uma Saca de Arroz, pág. 1644)
Assim, Nichiren Daishonin nos ensina que os oferecimentos realizados com intenção pura e sincera, são a base para nós, mortais comuns, atingirmos a Iluminação.
Vamos nos dedicar a realizar os oferecimentos de puro coração, em prol da prosperidade e avanço da Verdadeira Lei e também para que possamos acumular virtudes.

Estudo do Budismo

Nós nos baseamos nas escrituras, para o aprendizado do ensino de Nichiren Daishonin.
As escrituras referem-se às doutrinas e às cartas escritas por Nichiren Daishonin, dirigidas aos discípulos e adeptos.
O conteúdo das escrituras é muito amplo e de difícil compreensão. Vamos aprender corretamente o Budismo de Nichiren Daishonin, participando efetivamente das atividades do templo, como na Cerimônia de Oko – em retribuição pelas dívidas de gratidão e nas reuniões de estudo.
Aprofundando-se no estudo do Budismo, não serão atingidos mesmo que se deparem com más relações e poderão incorporar o conhecimento necessário para o shakubuku.

Uma VIDA de FELICIDADE com o ensino de NICHIREN DAISHONIN

Não estaria, no momento, ANGUSTIADO por algum motivo? Não deseja trilhar UMA VIDA DE FELICIDADE?

1  As angústias e os sofrimentos que enfrenta são todos resultados do que vem realizando, desde o passado

Nichiren Daishonin ensina que o presente é resultado de ações praticadas no passado e que o efeito futuro será determinado pelo que realizamos no presente, coma seguinte frase:
“Desejando conhecer as causas do passado, observe os efeitos no presente. Desejando conhecer os efeitos no futuro, observe as causas do presente.” (Abertura dos Olhos, pág. 571)
Portanto, caso deseje que doravante, a vida seja de felicidade, é importante que as ações, no presente, sejam corretas.

2  Para isso é indispensável uma Fé correta


No Budismo está revelado que a época atual é a Era do Fim do Darma (Mappo), quando todos os ensinos, inclusive o Budismo do Buda Sakyamuni, perdem a força necessária para conduzir corretamente as pessoas. Além disso, consta a predição sobre o advento de um novo Buda, que revelaria, o verdadeiro ensino para salvar todas as pessoas.
Conforme essa predição, Nichiren Daishonin surge na Era do Fim do Darma e revela o Gohonzon do Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
Devotando-se esse Gohonzon, agrega-se uma força vital vigorosa que nos permite enfrentar e superar quaisquer dificuldades ou obstáculos, além de receber sabedoria que nos permite solucionar corretamente os problemas, fazendo com que alcancemos, sem falta, a felicidade no seu verdadeiro sentido.

3  A prática inicia-se com a “fé”

Sobre a importância da “fé”, Nichiren Daishonin revela:
“A base do Budismo tem na fé a sua origem.” (Resposta a Senhora Nichinyo, pág. 1388)
Quando recita o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, acreditando no Gohonzon de Nichiren Daishonin, a pessoa muda. E ao mudar, as pessoas ao redor também mudam, o mesmo ocorrendo com o ambiente, transformando, sem falta, a vida de sofrimentos e angústias em uma vida de satisfação.

4  Acreditar é agir

Antes de tudo, experimente colocar em prática o ensino de Nichiren Daishonin.
E comprove dessa forma, as virtudes e os benefícios ilimitados do Gohonzon.
Venha até o templo da Nichiren Shoshu o mais rápido possível!

Dito dourado de Nichiren Daishonin

“Recitando tão somente o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, não haverá pena que não possa ser extinta nem boa fortuna que deixe de ser manifestada. É uma verdade, muito profunda. Deve-se crer e mantê-lo.”
(Diálogo entre um Sábio e um ignorante, pág. 406)

Nichiren Shoshu

Os 700 Anos da Pura Correnteza da Chama da Lei

A história na Nichiren Shoshu se iniciou no dia 28 de abril de 1253, quando Nichiren Daishonin estabeleceu o Verdadeiro Budismo do Nam-Myoho-Rengue-Kyo.

Nichiren Daishonin, mesmo enfrentando inúmeras perseguições em virtude da Lei, propagou o Nam-Myoho-Rengue-Kyo – a essência do Sutra de Lótus e inscreveu em 12 de outubro de 1279 o Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original, a base da nossa prática da fé. Depois desse feito, Nichiren Daishonin determinou que Nikko Shonin fosse o Segundo Reverendíssimo Soberano da Lei transmitindo-lhe a totalidade do Budismo e faleceu no dia 13 de outubro de 1282, aos 61 anos de idade.

Devido aos repetidos atos de violação do Budismo praticados após o falecimento de Nichiren Daishonin por Hagiri Sanenaga, administrador das terras de Minobu, Nikko Shonin, juntamente com os discípulos, deixou Minobu na primavera de 1289, levando consigo o Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original e todos os valiosos tesouros e, com a doação do Suserano Nanjo Tokimitsu, estabeleceu o Templo Taisekiji na localidade de Ueno, em Fuji, em outubro do ano seguinte, em 1290.

Desde então, há mais de 700 anos, o Budismo de Nichiren Daishonin vem sendo transmitido corretamente no Taisekiji – Templo Principal da Nichiren Shoshu.

Hokkeko

Na Nichiren Shoshu existe uma organização de adeptos chamada “Hokkeko”, cujo objetivo é fazer a prática correta do Budismo de Nichiren Daishonin. A denominação “Hokkeko” é histórica e preciosas, pois é um termo criado e dado por Nichiren Daishonin.

Os adeptos da Nichiren Shoshu, como membros da Hokkeko, visitam o Templo ao qual estão filiados, para aprofundar a própria fé, ouvindo a preleção dos Reverendos e relatos de experiência dos demais companheiros, membros da Hokkeko e se dedicam para se tornarem em pessoas de valor para a sociedade.

A verdadeira felicidade é…

As pessoas, quando se deparam com sofrimentos, tristezas ou dificuldades, procuram encontrar uma forma para resolvê-los e superá-los. Porém, essa procura não é fácil.

O Budismo revela e ensina o caminho para solucionar, desde as suas origens, os sofrimentos resultantes do nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte, intrínsecos à vida, com os quais todos os seres se defrontam. E ensina também que, se não solucionar o sofrimento na sua essência, não haverá verdadeira felicidade.

A verdadeira felicidade não é algo abstrato ou idealizado, ou um conjunto de convicções filosóficas. Ela poderá ser alcançada somente por meio da fé correta, fundamentada na Lei de Causa e Efeito, com o estabelecimento de uma vida saudável em si, cultivando a sabedoria profunda e mente equilibrada.

A condição de vida tranquila e inabalável, independentemente do que venha a ocorrer, é a verdadeira felicidade.

O ensinamento de Nichiren Daishonin

Há cerca de três mil anos, o Buda Sakyamuni realizou pregações por um período de 50 anos com o objetivo de salvar as pessoas e, durante os últimos oito anos desse período, revelou o Sutra de Lótus, o verdadeiro propósito de seu advento neste mundo.

Conforme predito no Sutra de Lótus, após dois mil anos do falecimento do Buda Sakyamuni, na época denominada Era do Fim do Darma, Nichiren Daishonin surgiu como o Verdadeiro Buda para salvar todos os povos.

 

Nichiren Daishonin inscreveu o Gohonzon (mandala), a essência suprema do Sutra de Lótus. E ensinou que, por meio da recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo voltada ao Gohonzon, todas as pessoas poderão atingir a condição de vida de Buda.

O exercício da prática da fé

Nichiren Daishonin revelou que, para o exercício efetivo da fé, são importantes três itens: fé, prática e estudo.

  1. Fé: fé absoluta no Gohonzon;
  2. Prática: exercícios para consolidar a fé;
  3. Estudo: correto aprendizado sobre o Budismo.

A prática é realizada de duas formas: prática para sim em que, por exemplo, se recita o daimoku do Nam-Myoho-Rengue-Kyo e prática para os outros, pela qual o Budismo e toda a sua grandiosidade são transmitidos para as outras pessoas.

A felicidade, tanto no âmbito individual como no familiar, bem como a purificação da sociedade podem ser alcançadas com fé, prática e estudo efetivos voltados ao Objeto de Devoção correto.

A importância dos templos

A Nichiren Shoshu possui, além do Templo Principal Taisekiji, mais de 700 Templos em território japonês e no exterior. Esses Templos possuem, sem exceção, a importante missão de proteger, transmitir e propagar corretamente o Budismo de Nichiren Daishonin na localidade em que estão estabelecidos.

Além disso, o Templo é a academia da fé, onde se encontram os Três Tesouros – Buda, Lei e Sacerdote – e é responsável, entre outras atividades, em ensinar o verdadeiro caminho para a iluminação às pessoas que o visitam e em realizar a oferenda memorial aos antepassados. É importante que as pessoas que creem no Budismo de Nichiren Daishonin visitem os Templos da Nichiren Shoshu para ouvir o ensinamento correto, ao mesmo tempo em que se dedicam em lapidar a própria fé.


Templos, sedes e centros de propagação da Nichiren Shoshu:

  • 701 no Japão
  • 31 no exterior

(dados de dezembro de 2012)

Atualmente, o Budismo de Nichiren Daishonin tem adeptos em cerca de 50 países, além do Japão.

Nichiren Daishonin ensina que, se muitas pessoas vierem a praticar a fé na Lei Mística, a verdadeira paz mundial poderá ser concretizada.

Os adeptos da Nichiren Shoshu, com base na prática da fé, manifestam uma vida correta, vivendo dias repletos de esperança e felicidade, em todas as localidades do mundo.